Pular para o conteúdo

Maquiagem ideal para mulheres morenas

Quando você escolhe um produto – base, blush, bronzer, até mesmo batom ou sombra – o tom precisa ao mesmo tempo combinar e destacar sua cor natural. E hoje vamos trazer algumas dicas de maquiagem para morenas que vai tornar sua pele cor de oliva, café ou chocolate no centro das atenções!

Vamos começar com as dicas de uma maquiagem para morenas!

1 – Para os lábios
Invista em cores ricas. Você pode. Vinho, marrom, cores puxando para o dourado. Mas evite o que for muito pálido, que não vai ressaltar sua cor de pele. O que você deve procurar é algo mais colorido, mais vivo, mais chamativo – e não menos.

Outra dica interessante é delinear os lábios com um lápis da mesma cor, independente do batom que você esteja usando. Isso ajuda a definir sem parecer muito artificial nem aumentar o tamanho dos lábios.

2 – Blush
O blush não é – de maneira nenhuma – um privilégio dos tons de pele clara. E você não quer que a sua maquiagem fique uniforme, toda da mesma cor, o que é bem sem graça. Mas esqueça os blushes cor-de-rosa e invista em cores mais profundas, como os tons de marrom-avermelhado. Outra boa dica é trocar o blush por bronzer.

3 – Olhos
Uma maquiagem para morenas de qualidade precisa ter boa pigmentação. Sombras que tenham pigmentação fraca, especialmente as cores nude, não vão aparecer nem fixar na sua pele e são um desperdício de tempo e dinheiro. Por isso, sempre teste antes de comprar.

Ainda sobre a maquiagem para os olhos, há mais uma dica muito comentada. Como as morenas têm (quase sempre) olhos pretos ou castanhos, elas podem destacá-los usando lápis, delineador e máscara em tons de azul, verde ou púrpura (em vez do preto básico de sempre). É um contraste que chama a atenção.

4 – Nudes
Já que falamos sobre eles, aqui vai uma palavra sobre nudes. Muitas vezes, o que a industria de cosméticos chama de “nude” não serve para uma mulher de pele morena. Isso dificulta um pouco a sua vida, sim, mas também dá a você a oportunidade de brincar e experimentar.

Não deixe de testar novas cores – mais escuro? Mais claro? Com base marrom ou preta? Não tenha medo de misturar também. Somente assim você vai encontrar os tons nude que se encaixam bem na sua pele. Até por que, existem muito mais tons de pele morena do que tons de pele branca.

5 – Para a pele
A maquiagem para morenas é um pouco mais complicada quando se trata da preparação da pele. Muitas pessoas morenas sofrem de hiperpigmentação – algumas áreas em que a pele é mais escura. Além disso, mesmo quem não tem hiperpigmentação tem dois tons de pele: um mais escuro em torno da face, e um mais claro no centro.

Um truque da maquiagem para morenas é você usar uma única base que equilibre toda a sua pele com o tom da área mais clara. Porém, isso pode fazer com que você fique com um rosto plano, “chapado”, sem dimensões. Então, sempre que possível, é recomendável usar bases com dois tons.

Foi-se o tempo em que maquiagem era feita de regras. Antes, dependendo do tom de pele, você tinha que se conformar com algumas cores que eram permitidas; agora, a liberdade é muito maior. Entre os maiores profissionais de maquiagem, muitos estão dizendo que a maquiagem para morenas aceita muita cor e muito brilho, e o conselho geral é para ficar longe de cores pálidas ou muito sóbrias.